quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PRIMEIROS MORADORES 3º

Ainda no início do século XX, também vindos de Abre Campo, chegaram à região os Bastiana: Antônio (Antônio Bastiana), Joaquim (Joaquim Bastiana) e Francisco Sebastião dos Reis, que eram carapinas (carpinteiro/marceneiro) e parentes de Juca Maquinista.
Na mesma época e procedentes do mesmo local, vieram os Januário: Antônio, Joaquim e Sebastião. Eram tropeiros e comerciantes, e tornaram-se proprietários das terras hoje pertencentes aos herdeiros de Antônio Teófilo. Mais tarde, os três irmãos mudaram-se para o Baixio, onde se tornaram jagunços a serviço de Messias Gonçalves.
Paulo Tavares da Silva e sua esposa Maria Teixeira da Silva (Maricota Tavares) mudaram-se para Tabajara no início do século XX, vindos de Imbé. Vieram acompanhados dos filhos Cezalpino de Paula Tavares e Alice Tavares França, ambos já casados. Dona Maricota, de forte personalidade, foi a proprietária da pensão Veadinho, localizada na atual Avenida Lindolfo Barbosa Vieira, nº 61. Esse imóvel hoje é a residência de Candinho. Conta-se inclusive que, na época em que a pensão funcionava, havia um veado pintado na fachada do prédio.
A esposa de Cezalpino chamava-se Aristotelina e pertencia à família Gomes. Cezalpino foi chefe político dos Bacuraus e sua irmã Alice era casada com Afonso Gomes França, primeiro escrivão de Tabajara.
Após a revolução de 30, a família Tavares mudou-se para Belo Horizonte, e a pensão Veadinho passou a ser de propriedade de Sebastião Honório.

Nenhum comentário: